O Câncer de Próstata

do UNIVERSO MASCULINO


SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA.


O Câncer de Próstata


O cancer de próstata ou alargamento da próstata é comum em homens com mais de 45 anos de idade. Cancer de próstata se formas em tecidos da próstata, uma glândula do aparelho reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. Câncer de próstata geralmente ocorre apenas em homens mais velhos.


Fatores de risco


Assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos.


História familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral, podendo refletir tanto fatores hereditários quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.


A influência que a dieta pode exercer sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou através de quais mecanismos estes poderiam estar influenciando o desenvolvimento do câncer da próstata. Contudo, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.


Sintomas


Como sempre o mais cedo o melhor quando se trata de ganhar a batalha contra qualquer forma de cancer. Se voce sente algum dos seguintes sintomas, voce deve consultar um profissional de saúde:


Se você tem uma necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite
Você tem dificuldade em urinar ou a reter urina
Você sente um fluxo de urina fraco ou interrompido
Você sofre de urinaracao dolorosa ou ardente
Dificuldade em ter uma erecção
Você sente uma ejaculação dolorosa
Está a ver sangue na urina ou sêmen
Você tem dores frequentes ou rigidez na parte inferior das costas, quadris, parte superior das coxas


Diagnóstico


O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultra-sonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). Esta ultra-sonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biópsia prostática transretal.


Tratamento


O tratamento do câncer da próstata depende do estagiamento clínico. Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática, o tratamento de eleição é hormonioterapia.


A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.


Detecção precoce do câncer da próstata


A detecção precoce de um câncer é composta por ações que visam o diagnóstico precoce da doença em indivíduos sintomáticos e por ações de rastreamento, que é a aplicação de exames para a detecção da doença em indivíduos assintomáticos. A decisão do uso do rastreamento como uma estratégia de saúde pública deve se basear em evidências científicas de qualidade. No momento não existem evidências de que o rastreamento para o câncer da próstata identifique indivíduos que necessitam de tratamento ou de que esta prática reduza a mortalidade do câncer de próstata. Desta forma, o Instituto Nacional de Câncer não recomenda o rastreamento para o câncer da próstata e continuará acompanhando o debate científico sobre este tema, podendo rever esta posição quando estiverem disponíveis os resultados dos estudos multicêntricos em curso.
Previous
Next Post »