A Importância do exame da Próstata

do UNIVERSO MASCULINO


A IMPORTÂNCIA DO EXAME DA PRÓSTATA.


O exame digital da próstata, ou toque prostático, é o método mais antigo e usado na investigação das doenças mais comuns deste órgão e propicia ao médico informações a respeito do tônus do esfincter anal, hemorróidas, fissuras anais e tumores anoretais. É realizado introduzindo o dedo indicador no reto do paciente. Nas campanhas para detecção do câncer de próstata na fase inicial, quando é possível sua cura, o toque retal é realizado juntamente com a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando existe anormalidade no toque prostático e/ou PSA será indicado a biópsia prostática por agulha guiada por ultra-sonografia transretal.


De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o aumento da incidência da doença está diretamente relacionado ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros: calcula-se que em 2020, o homem possa ultrapassar os 75 anos. Longevidade é um prêmio, mas precisa ser acompanhada de cuidados com a saúde mais constantes e cuidadosos. Para evitar a maioria das doenças, a ordem é sempre a mesma: prevenir. Um retardo no diagnóstico pode ter graves conseqüências para a saúde. A próstata é um pequeno órgão com a aparência de uma castanha, localizado logo abaixo da bexiga. Desenvolve-se pela estimulação da testosterona, hormônio sexual masculino produzido pelos testículos. Produz uma substância que, associada à secreção da vesícula seminal e aos espermatozóides (produzidos nos testículos), dá origem ao esperma ou sêmen. Este líquido garante a sobrevivência dos espermatozóides, que precisam atingir o óvulo para fecundá-lo.


Neste exame, o urologista avalia a consistência, o tamanho, a mobilidade e a presença de pontos endurecidos e doloridos. Este exame é feito pelo reto porque esta é a única via natural de acesso cuja parede está intimamente ligada à próstata. É realizado através de um exame de sangue e pode estar aumentado tanto no adenoma benigno quanto no câncer de próstata. Por isso que, isolado, ele não exclui a possibilidade do diagnóstico positivo para câncer. O sucesso dos tratamentos está relacionado à descoberta precoce da doença. Nos casos iniciais, geralmente faz-se retirada total da próstata e o tratamento é curativo. O médico também pode determinar o tratamento à base de hormônios ou radioterapia. Alguns fatores de risco também contribuem para o desencadeamento do câncer de próstata. São eles: - História familiar(tios, pais e irmãos com diagnóstico positivo para câncer de próstata); - Dieta alimentar rica em gordura; - Raça(homens negros possuem maior predisposição para desenvolver a doença); - Idade(o envelhecimento favorece a incidência da doença).


Embora nos últimos anos, os homens tenham se conscientizado da importância do exame de próstata, ainda encontramos relutantes, temerosos dos mitos existentes, como o da gozação dos companheiros e perda da condição de “macho”. Vale salientar que apenas na prostatite aguda o toque é doloroso.


"Com um simples exame, além de descobrir doenças benignas de fácil tratamento, pode-se diagnosticar o câncer de próstata na sua fase inicial, que ressalto: é prefeitamente curável. É só deixar o preconceito de lado e procurar seu urologista de confiança.", afirma Dr. Ernesto Silveira, Urologista.
Previous
Next Post »