Câncer de Próstata: Fumar aumenta risco de morte

do UNIVERSO MASCULINO


CÂNCER DE PRÓSTATA: FUMAR AUMENTA RISCO DE MORTE


Os homens com câncer da próstata e que fumam quando é diagnosticada da doença têm risco acrescido de reincidência da patologia após o tratamento e morrer, revela um estudo Americano.


Segundo o estudo, o tabaco agrava a intensidade do tumor e aumenta os riscos de reincidência da doença e de mortalidade, incluindo a cardiovascular.


Uma pesquisa, publicada na revista Journal of the American Medical Association, abrangeu um universo de 5.366 homens com câncer da próstata, entre 1986 e 2006.


Cientistas da Universidade de Harvard concluíram que os fumantes apresentam 61% mais riscos de terem novamente câncer e de morrerem do que os não fumantes.


Ainda de acordo com o estudo, os fumantes aos quais foi diagnosticado um câncer da próstata sem metástases tiveram 80% mais riscos de terem um câncer generalizado do que os não fumadores.


Ao invés, os homens que deixaram de fumar dez anos antes do diagnóstico reduziram o risco de mortalidade ao mesmo nível dos não fumantes.


o Oncologista, Jorge Espírito Santo, salienta que o estudo confirma que o tabaco “é um agente causador de tumores” e, daí, “a necessidade de não fumar”.


Ricardo Luz, oncologista, afirma que trata de “mais uma evidência” de que os doentes com câncer “pioram” com o consumo de tabaco.
Previous
Next Post »