Mulher é mais feliz que o homem na velhice, diz estudo

do UNIVERSO MASCULINO


A mulher é mais feliz do que o homem na velhice, revela um estudo desenvolvido na Grã-Bretanha e recentemente divulgado, com base num inquérito feito a mais de nove mil pessoas de ambos os sexos.


As mulheres envelhecem melhor do que os homens e, em geral, após os 55 anos são muito mais felizes em relação à própria vida do que eles na mesma idade, mostra a pesquisa, realizada com 9.771 pessoas de ambos os sexos.


Não existe uma explicação científica do motivo, mas acredita que algumas mulheres enfrentam a terceira idade com mais satisfação por não já terem de cuidar dos filhos, enquanto os homens têm dificuldade em encontrar o equilíbrio depois de se reformarem.


As mais felizes são supostamente as mulheres casadas, que inclusivamente têm melhores condições de saúde."As mulheres são quem mantêm maior qualidade de vida, enquanto os maridos ou parceiros são muito menos felizes", afirma o estudo, coordenado por Sir Micahel Marmot, chefe do departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da universidade UCL de Londres. Do estudo emerge que os homens mais felizes com a própria vida são os casados, seguidos dos solteiros, enquanto os divorciados, separados e viúvos vivem pior.


Apesar das dificuldades psicológicas iniciais, a reforma representa, tanto para os homens como para as mulheres, "uma significativa melhoria na qualidade de vida".


A pesquisa também confirma que o dinheiro não traz felicidade, mas ajuda. Não é positivo passar a velhice com constantes restrições econômicas, pois os mais pobres ficam doentes com maior frequência e têm um índice de mortalidade maior em relação às pessoas mais ricas da mesma idade.
Previous
Next Post »