Guia de Prevenção Masculina: Saiba como cuidar melhor da sua Saúde.

do UNIVERSO MASCULINO


HOMENS NÃO TEM TANTA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE COMO AS MULHERES.


Dizem os especialistas que os homens se consideram uns verdadeiros super-heróis. Como se tivessem um escudo que não permitisse a entrada de vírus, de bactérias e o aparecimento de doenças.


O papel de patriarca que muitos homens ainda assumem não deixa tempo para as preocupações com a saúde. O problema começa quando se adiam os rastreios e as idas ao médico, um comportamento muito comum nos indivíduos do sexo masculino.


"Os homens ficam doentes. São seres tão frágeis como as mulheres, as crianças e os idosos", afirma Ronaldo Damião, professor de urologia no Rio de Janeiro. Este é o verdadeiro ponto de partida. Ganhar consciência de que a saúde não é um dado adquirido e de que todos, sem exceção, devem apostar na prevenção.


Ao contrário do que acontece com a mulher que, desde o início da sua vida sexual, é habituada a fazer a sua vigilância ginecológica, o homem começa mais tarde a realizar o seu check-up anual, a partir dos 50 anos, sobretudo no que respeita às doenças da próstata, de acordo com o professor de Urologia, Ronaldo Damião. De fato, muitos homens vão à consulta de urologia porque a parceira está preocupada e insistiu.


O papel da mulher


"As mulheres são mais cuidadosas com a saúde, acabam por ser importantes para ajudar a detectar problemas e alertar para algo que esteja menos bem com os seus companheiros. Muitas vezes, preocupam mais com a saúde do marido e dos filhos do que com elas próprias", afirma Margarida Casola, urologista. Os homens têm também algum pudor em falar destes assuntos com os médicos e são as parceiras que ajudam a ultrapassar esse receio.


No Brasil, é frequente que os homens apareçam em consultas marcadas pelas mulheres. "Normalmente, elas até os acompanham porque querem participar nessa fase da vida. Também é muito comum que elas falem mais do que os companheiros", salienta Ronaldo Damião. Até na intimidade o papel feminino pode ser importante, porque, segundo, Lafuente Carvalho, a prática sexual não deve ser realizada de luz totalmente apagada para que a mulher possa examinar o pênis do companheiro e verificar alguma alteração.


Principais patologias


As doenças urológicas são muito comuns no sexo masculino sobretudo pela elevada incidência de problemas da próstata, mas não é exemplo único. Dados internacionais mostram que aproximadamente uma em cada 100 pessoas desenvolve cálculos urinários ao longo da vida, mas cerca de 80% destas pessoas elimina-os espontaneamente.


O carcinoma da bexiga é um dos tumores malignos mais frequentes, cerca de três vezes mais prevalente no homem do que na mulher. "O factor de risco mais importante é o tabagismo, embora exista uma tendência familiar", diz Paulo Corceiro, assistente hospitalar em Urologia. A presença de sangue na urina é o primeiro sinal de alerta e, como refere o médico, pode aparecer isolado ou acompanhado de outros sintomas, ardor e aumento da frequência micional. Em certos casos, a doença evolui sem sintomas.


O pior receio


A próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha e que faz parte do aparelho reprodutor masculino. Localiza à frente do reto, abaixo da bexiga e envolve a uretra. O Câncer da próstata é o mais frequente, representando a segunda causa de morte por câncer no homem.


Numa fase inicial, esta doença pode não apresentar sintomas e, quando surgem, podem ser comuns a outras patologias tais como a hiperplasia benigna da próstata. Estes sintomas podem ser a dificuldade em urinar, a necessidade de urinar frequentemente durante a noite, mições dolorosas, a urgência micional, desconforto ou dor pélvica, mas também disfunção erétil ou ejaculação dolorosa, segundo o urologista Antônio Augusto.


Falso alarme


A hiperplasia benigna da próstata não é uma consequência do câncer da próstata. "Esta doença corresponde ao aumento da zona da próstata que envolve a uretra (zona de transição). A sua incidência aumenta com a idade, afetando de forma sintomática aproximadamente 25% dos homens com idade superior a 40 anos e um em cada três homens com mais de 65 anos", segundo especialista.


Se a doença não for devidamente acompanhada, pode causar problemas graves no futuro, a retenção urinária, as infeções urinárias, a litíase vesical (acumulação de pedras na bexiga), as lesões na bexiga, nos rins e a incontinência urinária. Como detectá-la? É mais fácil do que parece, como explica Ronaldo Damião. "Avaliar o PSA (Antigénio Específico da Próstata) e realizar o toque rectal é fundamental. Felizmente, os homens já estão percebendo que estes exames são muito importantes", sublinha.


Guia Médico


É importante que o homem voluntariamente vá ao médico para realizar a vigilância.


"A partir dos 50 anos, preconiza a realização do diagnóstico precoce das doenças da próstata. Em caso de história familiar, a procura de especialidade deve ser mais precoce", afirma o especialista.


"Se o pai teve câncer da próstata, um homem tem cinco vezes mais possibilidades de vir a sofrer da doença", salienta.


Onde?


"Qualquer médico de medicina geral está sensibilizado para a importância da vigilância precoce. A base está na prevenção, não na cirurgia", explica Isabel Martins, médica de medicina geral e familiar. Os homens podem consultar diretamente um urologista, se o entenderem, contudo o médico de família pode encaminhá-los para um especialista sempre que haja suspeita de patologia.


O quê?


O médico de medicina geral e familiar pode avaliar e seguir o historial clínico da pessoa. Na consulta de urologia, é sempre realizado o toque retal.


Com que frequência?


Todos os homens devem vigiar a próstata uma vez por ano. Estes são os exames associados ao diagnóstico de doenças urológicas a que podem recorrer:


- Toque retal
É um exame que possibilita a palpação da próstata e que permite fornecer informações ao médico urologista sobre o volume e a consistência da mesma. É um exame fácil, rápido e indolor.


- Cistoscopia
Exame endoscópico para observar o interior da bexiga.


- Ecografia vesical
Exame de imagem que permite avaliar a bexiga.


- PSA
Análise ao sangue que doseia uma substância libertada pela próstata para a corrente sanguínea, mas que deve ser complementada pelo toque retal. A evolução do PSA é o principal indicador para recorrer à biopsia prostática.


- Biópsia prostática
Recolha de pequenos cilindros de tecido prostático para análise ao microscópio e assim identificar a presença de células malignas. É realizada sob anestesia local.


- Ultrassonografia Transrectal
Permite determinar o volume da próstata e levantar a suspeita de câncer da próstata.


Com informações Saber Viver.
Previous
Next Post »