Gordura abdominal pode ser pior que a obesidade para a sobrevivência

do UNIVERSO MASCULINO, em SÃO PAULO, (SP)

Pessoas com gordura abdominal tem menos chances de sobrevivência ao longo prazo do que pessoas consideradas obesas.
Foto: Getty Images

Pessoas com gordura abdominal tem menos chances de sobrevivência ao longo prazo do que pessoas consideradas obesas, segundo um estudo americano.

Os pesquisadores descobriram que os homens com um indice de massa corporal normal, mais com obesidade central, o termo utilizado pelos pesquisadores para a gordura da barriga, tinham o dobro de risco de mortalidade do que os homens que estavam com sobrepeso, ou homens obesos. Mulheres com gordura na barriga tiveram 32% de risco de mortalidade do que as mulheres obesas.

"A falta de reconhecimento leva as pessoas com distribuição anormal de gordura a ter uma falsa sensação de segurança ou garantia de que eles não precisam de se exercer ou eles podem comer o que quiserem, porque eles são magros. Quando, na realidade, se um pessoa tem um indice de massa corporal normal e um tamanho da cintura anormal o risco é pior do que se eles têm um indice de massa corporal elevado.", disse o autor do estudo Dr. Francisco Lopez-Jimenez.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 15 mil pessoas analisadas entre 1988-1994 e depois seguiu até 2006.

Em uma média de 14 anos houve 3.222 mortes, incluindo 1.404 devido a doença cardiovascular. Para um homem com peso normal, mais com excesso de gordura abdominal, a obesidade central, o risco de morte por doença cardiovascular é de 78%. Para as mulheres o mesmo cenário.

"Precisamos falar sobre a perda de cintura e não a perda de peso.", avalia o especialista Dr. Paul Poirier. 

Especialistas recomendam uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios que inclui força e treinamento de resistência, além de atividade aeróbica.
Previous
Next Post »