Apneia do sono é associada ao desenvolvimento de gota

do UNIVERSO MASCULINO, em SÃO PAULO, (SP)

Segundo um estudo, a apneia do sono pode aumentar o risco de desenvolver gota.
Foto: Getty Images

Segundo um estudo, a apneia do sono pode aumentar o risco de desenvolver gota. A dor intensa e inchaço de uma articulação, no dedo do pé. A gota é causada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações e tecidos. Segundo os pesquisadores, a apneia do sono faz com que os períodos de privação de oxigênio durante a noite, quando as pessoas param de respirar, o que desencadeia superprodução de ácido úrico no sangue.

Participaram do estudo 10 mil pessoas com apneia do sono. Os pesquisadores comparou os participantes com 40 mil pessoas de sexo semelhante, idade, ano do nascimento e da composição corporal, mas sem apneia do sono.

Segundo os resultados, a gota era quase duas vezes mais comum no grupo de apneia do sono. 

A apneia do sono pode aumentar o risco de hipertensão arterial, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, entre outras condições, se não tratada.

"Quando as pessoas têm um ataque de gota é tão doloroso, elas têm dificuldade de locomoção, elas não podem colocar até mesmo um pedaço de papel no dedo do pé.", explica o autor do estudo, Zhang Yuqing, da Universidade de Boston, Estados Unidos.

A obesidade desempenha um papel importante tanto na apneia do sono e gota. 

A apneia do sono pode ser tratada com mudanças de estilo de vida, como perder peso, ou vestindo boquilhas ou dispositivos de respirar durante a noite, ou com cirurgia.
Previous
Next Post »