Yoga pode beneficiar homens com câncer de próstata, diz estudo

do UNIVERSO MASCULINO, em BRASÍLIA, (DF)


A yoga é usada por muitas pessoas como forma de aliviar o estresse do cotidiano, melhorar o condicionamento físico.
Foto: Getty Images

A yoga é usada por muitas pessoas como forma de aliviar o estresse do cotidiano, melhorar o condicionamento físico. Mais a yoga possui outros benefícios a saúde. Um estudo afirma que a yoga pode ajudar a manter a qualidade de vida e aliviar alguns efeitos secundários para os homens submetidos a radioterapia para câncer de próstata.

A yoga é uma prática mente e de corpo que envolve uma combinação de posturas físicas, técnicas de respiração e meditação ou relaxamento. 

Estudos recentes vem mostrando os benefícios da yoga na saúde das pessoas. Segundo o Medical News Today, um estudo descobriu a prática pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer de mama. Um outro estudo revelou que a yoga  pode melhorar os sintomas de artrite.

Segundo o pesquisador Dr. Neha Vapiwala, do Departamento de Radioterapia Oncologia da Universidade de Perelman School of Medicine da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os tipos de câncer mais frequentes em homens são o câncer de pele, e câncer de próstata. 

Segundo o estudo, foram analisados 68 pacientes com câncer de próstata. 45 Pacientes concordaram em fazer 75 minutos de yoga duas vezes por semana durante o seu tratamento.

Os pesquisadores descobriram que durante todo o curso da terapia de radiação e sessões de ioga a qualidade de vida dos pacientes foi mantida. Severidade fadiga também melhorou, enquanto que a prevalência de disfunção erétil e incontinência urinária manteve-se estável.

Estudos anteriores revelaram que a yoga pode fortalecer os músculos do assoalho pélvico e aumentar o fluxo sanguíneo. "Também pode haver um benefício psicológico que deriva da participação em uma atividade de fitness grupo que incorpora meditação e promove a salubridade geral. E tudo isso em última análise, melhora a qualidade de vida em geral.", disse o pesquisador.
Previous
Next Post »