Exposição a fumaça de tabaco pode aumentar o risco de diabetes tipo 2

DANIELA SILVA
do UNIVERSO MASCULINO, em SÃO PAULO, (SP)

De acordo com especialistas, a fumaça de terceira mão pode deixar
 produtos químicos do fumo do tabaco nos cabelos, roupas, paredes, tapetes
 e outras superfícies longas depois que o cigarro é apagado.
Foto: Getty Images
Você já ouviu falar na 'fumaça de terceira mão'?, para especialistas mulheres de fumantes são fumantes passivas, e mesmo apagado o tabaco possui partículas com efeitos cancerígenos, chamadas por cientistas de 'fumaça de terceira mão'.

De acordo com especialistas, a fumaça de terceira mão pode deixar produtos químicos do fumo do tabaco nos cabelos, roupas, paredes, tapetes e outras superfícies longas depois que o cigarro é apagado. "Isso inclui as toxinas que se tornam cada vez mais tóxicos com a idade e são re-emitidos para o ar ou reagir com outros produtos químicos no ambiente para produzir novos poluentes.", explica a autora do estudo, Dra.Manuela Martins-Green.

Segundo estudos anteriores, a fumaça de terceira mão contribui para o aumento do risco de câncer, um outro estudo afirmou que a exposição a fumaça de terceira de mão pode levar a problemas de fígado, pulmão e pele . Segundo pesquisadores, a fumaça de terceira mão pode aumentar o risco de diabetes do tipo 2. Os pesquisadores identificaram uma resistência a insulina.

"Na diabetes tipo 2, a glicose não entra nas células, e aumento dos níveis de insulina, resultante de um pâncreas sobrecarregados, não fazem nada para facilitar a entrada de glicose nas células para a produção de energia. Isto é o que vimos em 49% dos ratos que expostos a fumaça de terceira mão no laboratório.", explica a pesquisadora.

A equipe usou ratos que foram expostos em uma maquina de fumaça. Os ratos ficaram expostos ao fumo passivo.

Segundo os pesquisadores, ficar exposto ao fumo de terceira mão pode provocar 'implicações diretas' aos humanos. "Se confirmado em humanos, esses estudos podem ter um grande impacto na forma como as pessoas veem a exposição a toxinas do tabaco no ambiente, em especial para crianças, idosos e trabalhadores em ambientes onde são expostos ao fumo do tabaco.", finaliza a pesquisadora.
Previous
Next Post »